O adesivo vinil personalizado é versátil e pode ser utilizado de diversas formas em estabelecimentos comerciais, desde vitrines, portas de entrada, paredes, balcões e mesas, até distribuídos soltos para promoção.

Cada tipo de adesivo atende a um propósito específico em seu negócio e suas características podem variar dependendo do local de aplicação, portanto, a escolha do material utilizado na confecção dos adesivos de comunicação visual é muito importante para um resultado positivo.

Para te ajudar a compreender esses diferentes modelos de adesivos, prossiga com a leitura.

 

O que é adesivo vinílico e quais são os tipos?

O adesivo vinílico – também conhecido como adesivo de vinil, vinil autoadesivo ou filme adesivo de vinil – é feito com um material plástico flexível, podendo ser confeccionado a partir de policloreto de vinila (PVC), adesivo ou liner.

Sua face oposta é revestida com um adesivo sensível à pressão, permitindo a aplicação em diversas superfícies, como vidro, metal, plástico, madeira, entre outros materiais.

Devido à sua grande aderência em superfícies não planas e curvas, o adesivo de vinil é muito procurado e amplamente empregado em peças publicitárias e na decoração de ambientes.

O vinil autoadesivo oferece alta resistência, impermeabilidade e versatilidade, uma vez que suas folhas podem ser recortadas em variados formatos e tamanhos.

 

Como usar os adesivos de vinil?

O adesivo vinil personalizado pode ser usado em campanhas promocionais, como Black Friday, Natal, Páscoa e outras ocasiões especiais.

É importante compreender que os adesivos vinílicos são categorizados em dois segmentos distintos: label e comunicação visual. Veja a seguir.

 

Adesivos Label

Adesivos Label

Label tem como tradução “etiqueta”, referindo-se a um conjunto de adesivos em pequenos formatos destinados a finalidades específicas, tais como rótulos de embalagens, enfeites de ovos de Páscoa, lacres para embalagens, entre outros. Esse grupo engloba:

  • Rótulos de embalagens e produtos;
  • Etiquetas;
  • Lacres adesivos;
  • Adesivos redondos, retangulares, quadrados e ovais;
  • Adesivos para cartões de crédito ou débito.

 

Adesivos para comunicação visual

Os adesivos destinados à comunicação visual possuem dimensões maiores e são voltados para propósitos mais visuais e comerciais.

Estes tipos de adesivo são ideais para campanhas publicitárias, seja para envelopamento de veículos, plotagem de geladeiras ou para decoração de móveis, pisos e paredes, entre outras aplicações. Confira abaixo alguns exemplos:

  • Papel de parede adesivo;
  • Pôster adesivo;
  • Decoração de eventos e feiras;
  • Sinalização de ambientes;
  • Personalização de espaços;
  • Adesivo vinílico para piso;
  • Adesivo para vitrines de loja;
  • Adesivo para notebook e geladeira;
  • Adesivo vinílico para banheiro;
  • Adesivo para carros.

 

3 Tipos de adesivos vinílicos personalizados

Já imaginou personalizar o seu espaço e promover a marca da sua empresa com adesivos de vinil?

No cenário da comunicação visual, há uma ampla gama de opções de adesivos vinílicos, oferecendo diferentes tipos, cores e materiais para atender às suas necessidades específicas.

Cada variedade possui uma finalidade distinta.

Entre essas características dos adesivos vinílicos, destacam-se tipos como calandrado (Monomérico e Polimérico), fundido, refletivo, removível, com transferência de calor (HTV), texturizado e de efeito especial, além do vinil especialmente desenvolvido para pisos.

Contudo, nesse momento, vamos explorar apenas os tipos de adesivos vinílicos mais utilizados em gráficas.

Continue a leitura para descobrir as melhores opções de adesivos para impulsionar o seu negócio.

 

1. Adesivo de vinil fosco e com brilho

O adesivo vinílico fosco é muito utilizado em situações que demandam controle da luz. Sua aplicação é versátil, sendo possível usá-lo tanto interna quanto externamente, em superfícies com curvas acentuadas e texturas leves.

Ideal para paredes, portas, vitrines, armários e muitos outros lugares com superfície limpa e lisa.

Entretanto, é importante saber que a exposição constante à luz solar pode diminuir a durabilidade desse material, resultando no desbotamento da tinta.

Nesse sentido, os adesivos devem ter impressão UV para preservar sua qualidade ao longo do tempo.

Já o adesivo vinílico com brilho é uma alternativa ao modelo fosco. Essa opção difere apenas pela aplicação de um acabamento brilhante na superfície.

Além disso, esse modelo de adesivo também é recomendado para a composição de letras e outros formatos, proporcionando um toque luminoso e distintivo ao material.

 

2. Adesivo vinil transparente

Assim como o vinil fosco e brilhante, o adesivo vinílico transparente também é produzido por meio de impressão digital.

Esse modelo é amplamente utilizado em sinalização de vidro, portas, vitrines, paredes de vidro e estandes em eventos e feiras.

Quando o adesivo é aplicado em vidro, dependendo do modelo, é possível manter a visibilidade do que está do outro lado.

O acabamento deste modelo de adesivo é transparente, translúcido ou jateado.

 

Adesivo vinil jateado

Adesivo vinil jateado

O adesivo vinil jateado é uma opção de vinil transparente que incorpora uma textura semelhante a grãos de areia.

Devido a essa característica texturizada, o vinil jateado proporciona um efeito opaco, sendo a escolha ideal para fazer a separação de ambientes e manter a privacidade.

Além disso, contribui para o controle da luminosidade nos espaços onde é aplicado.

 

3. Adesivo vinil micro perfurado ou citru

O adesivo vinílico micro perfurado ou Citru, como também é chamado, é uma opção muito procurada por aqueles que desejam aplicar adesivos nos vidros traseiros de carros e outros veículos.

Ele possui micro furos que não comprometem a visibilidade do trânsito, permitindo que se veja a parte externa mesmo estando dentro do veículo.

Esse tipo de adesivo também é útil em janelas, vitrines e outros vidros, pois impede a visualização do ambiente interno.

Além disso, é frequentemente utilizado durante campanhas eleitorais devido à sua durabilidade.

 

Qual a diferença do adesivo de papel e do adesivo de vinil?

O adesivo de papel, apesar de ser mais utilizado e acessível que o adesivo de vinil, apresenta uma simplicidade e resistência menores.

Sob a influência de umidade constante, o adesivo de papel pode apresentar rugas, além disso, caso seja necessário fazer a remoção, o adesivo de papel deixará mais resíduos do que o adesivo de vinil.

Para situações que demandam maior durabilidade e resistência, o adesivo de vinil é a escolha mais indicada, devido à sua característica impermeável.

O adesivo de vinil oferece versatilidade tanto em termos de produção quanto de aplicação, tornando-se a opção preferencial em questão de material para adesivos.

 

Por que usar o adesivo vinílico na comunicação visual?

Por que usar o adesivo vinílico na comunicação visual?

Como mencionado anteriormente, o adesivo vinil personalizado destaca-se por sua notável versatilidade.

Essa característica permite sua aplicação em uma variedade de contextos e setores, abrangendo desde decoração até sinalização de ambientes e envelopamento de veículos, entre outras utilidades.

O adesivo vinílico também permite a troca ou retirada da comunicação visual de forma ágil, dispensando a necessidade de materiais permanentes, como tintas.

Ao ser removido, não causa danos à superfície onde foi aplicado, preservando a integridade do local.

Sendo assim, uma estratégia acessível e com excelente relação custo-benefício.

 

Leia também: Faixa de propaganda: como fazer para chamar a atenção?

 

Superfície de aderência do adesivo vinílico

Para ter uma boa aderência, a aplicação do vinil requer uma superfície lisa e completamente limpa, evitando áreas porosas ou ásperas.

Este material versátil pode ser aplicado em diversos locais, tais como:

  • Vidro;
  • Metal (limpo e não oxidado);
  • Plástico (como acrílico ou PVC);
  • Cerâmica ou porcelana.

Sendo assim, o adesivo de vinil pode ser aplicado em vitrines, portas e janelas de vidro, parede, veículos e móveis.

 

Conclusão sobre o adesivo vinil

Para saber qual tipo de adesivo de vinil escolher, é preciso analisar onde será aplicado e as condições de uso.

Portanto, na hora de decidir, pergunte-se: Por quanto tempo o adesivo ficará? Onde será aplicado?

Aspectos como resistência à água, intempéries, flexibilidade e outros requisitos específicos também devem ser ponderados.

 

Quer impulsionar as vendas ou aprimorar a identidade visual da sua loja ou escritório, usando adesivo vinil personalizado? Então, entre em contato para solicitar um orçamento!

Se você está procurando adesivos vinílicos em São Paulo, nossa gráfica rápida está à disposição para atender às suas necessidades e proporcionar soluções personalizadas.

Open chat
1
Fale conosco
Escanear o código
Olá
Podemos te ajudar?