As faixas de propaganda são materiais gráficos que têm como objetivo chamar a atenção das pessoas para marcas, produtos, serviços ou campanhas de conscientização.

Mesmo com a crescente digitalização do marketing, as faixas ainda são consideradas clássicas na comunicação visual, pois continuam tendo um considerável potencial de impacto.

Essa forma de comunicação pode ser desenvolvida em variados formatos e dimensões, alinhando-se ao propósito de cada projeto.

Abaixo vamos mostrar como as faixas de propagandas podem ser feitas, quais matérias podem ser utilizadas e dicas de como criar uma.

Portanto, prossiga com a leitura e saiba mais sobre essa forma de comunicação visual e gráfica.

 

Quando utilizar uma faixa de propaganda?

A faixa de divulgação ou faixa de propaganda é utilizada em locais estratégicos para divulgar campanhas promocionais, lançamentos de produtos, inauguração de lojas e eventos.

A seguir, conheça os 5 tipos de faixas e seu uso em diferentes situações.

 

1. Faixas para promoções, lançamentos e inaugurações

Para divulgar promoções na loja, lançamentos de produtos ou inaugurações, uma estratégia eficaz é utilizar faixas estrategicamente posicionadas na fachada.

Essas faixas contêm informações importantes que podem capturar a atenção das pessoas que circulam próximas ao estabelecimento.

Com esse tipo de divulgação, além de atrair a atenção do público, você consegue mais visitantes para a loja.

Comparadas à distribuição de panfletos e flyers, as faixas têm a vantagem de chamar a atenção do público de longe.

 

2. Faixas para divulgar eventos e festas na sua região

A utilização de faixas para divulgar festas e eventos é uma estratégia adotada por prefeituras e casas de shows para promover eventos na região.

Normalmente essas faixas são instaladas em praças públicas, ou seja, locais próximos de onde acontecerá o evento e que contém a circulação de um número grande de pessoas.

Nesses casos, o material deve ter em destaque as informações mais relevantes como a data do evento, telefone de contato e o endereço que são os elementos essenciais em uma faixa de divulgação para shows e eventos.

 

3. Faixa de comunicação interna para colaboradores

As faixas também podem ser usadas na comunicação interna com os colaboradores dentro da empresa, proporcionando informações de forma contínua e servindo de lembrete para alguma meta ou evento importante.

Portanto, se você precisa transmitir uma mensagem a todos os membros da empresa e quer que esse comunicado fique na mente dos colaboradores, a faixa de propaganda pode ser uma opção.

Para alcançar todos os colaboradores, as faixas podem ser estrategicamente posicionadas nas entradas, estacionamento ou refeitório da empresa.

 

4. Faixas para campanhas políticas

As faixas são peças publicitárias muito utilizadas durante períodos de campanhas políticas. Elas são espalhadas pelas cidades, encontrando-as em praças, casas, muros e também estão presentes nos comitês dos partidos.

No entanto, ao criar uma faixa política, é essencial ter cautela, pois elas devem estar em conformidade com as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Antes de produzir uma faixa para campanhas políticas é preciso conhecer as legislações, a fim de evitar possíveis multas ou sanções.

 

5. Faixas para decoração

Além dos itens mencionados, as faixas também têm a funcionalidade de serem elementos decorativos, podendo complementar a decoração de uma loja ou festa de aniversário.

No caso da loja, ao personalizá-las de acordo com a identidade visual do ponto de venda, é possível aprimorar a comunicação visual do estabelecimento, contribuindo para tornar a experiência do cliente mais agradável e interessante.

E para festas de aniversário, dependendo da temática, as faixas podem trazem um visual único e inovador na decoração.

 

Leia também: Plotagem de projetos: o que é e quando usar?

 

Dicas para fazer uma faixa de propaganda

Elaborar uma faixa de propaganda que prenda a atenção do público pode ser desafiador, mas com as dicas abaixo, esse processo pode se tornar muito mais simples, pois você saberá no que deve focar para fazer uma boa faixa de divulgação.

Confira abaixo algumas dicas!

 

Tamanho e modelo da faixa

Os modelos e tamanhos da faixa também variam muito. Elas podem assumir formatos horizontais ou verticais, flexibilizando-se de acordo com a necessidade e o propósito da mensagem.

Considerando que as faixas são visualizadas a longa distância, as dimensões maiores são as mais eficazes. Dessa forma sua faixa se destaca em meio a outras publicidades.

Apesar das faixas serem grandes, vale lembrar que não se deve exagerar e enchê-las de informação. Por isso, coloque apenas o conteúdo suportado pelo material, evitando saturação e garantindo uma comunicação clara e direta.

 

Imagem boa

Se você decidir incluir uma imagem na sua faixa de propaganda, cuide para que ela esteja em alta resolução. Evite colocar mais de uma imagem para não sobrecarregar o visual da faixa.

No momento da impressão, certifique-se com a gráfica de que a foto ou ilustração escolhida apresenta uma qualidade boa. Caso contrário, você deve enviar uma outra com uma qualidade superior.

Quando se trata de dispor imagens e texto no espaço, considere a estética e a harmonização dos elementos. Lembre-se de manter um espaçamento adequado entre as informações para garantir uma comunicação clara e eficaz.

 

Conteúdo da faixa de divulgação

Pessoas que visualizam uma faixa geralmente estão passando muito rápido, por isso, ao criar o conteúdo da sua faixa, é importante que ele seja lido em apenas 3 segundos.

A comunicação da faixa de divulgação deve ser rápida, direta e objetiva.

Para isso, você não deve ultrapassar duas ou três linhas de texto, dependendo da altura da faixa.

Aqui estão mais algumas dicas de como criar uma faixa de divulgação:

  • Utilize fontes sem serifa, como Arial, Calibri ou Cambria;
  • Garanta um espaçamento adequado entre as letras para uma leitura clara;
  • Opte por cores com alto contraste entre si (evite amarelo e tons claros);
  • Evite textos longos, não ultrapassando cinco ou seis palavras, preferencialmente;
  • Revise diversas vezes antes de imprimir para evitar erros gramaticais.

 

Onde instalar uma faixa de divulgação?

As faixas promocionais podem ser instaladas tanto em ambientes internos, quanto externos. Por serem personalizáveis, você tem a liberdade para criá-las conforme suas necessidades e preferências.

Amplamente empregadas em campanhas eleitorais, inaugurações e promoções, essas faixas costumam encontrar seu lugar em fachadas, praças, ruas e outras áreas de alta circulação.

Ao decidir onde instalá-las é preciso se atentar à legislação local, uma vez que alguns municípios possuem regulamentações próprias sobre a colocação de faixas promocionais, confira abaixo.

Cuidados ao instalar uma faixa

É fundamental estar atento a determinados cuidados ao instalar uma faixa de divulgação, especialmente em locais públicos regulamentados pelas prefeituras, como estabelece a Lei da Cidade Limpa (Lei Nº14.223).

Por isso, se informe antes de produzir uma faixa que será colocada em espaços de uso comum.

A responsabilidade pela faixa instalada recai sobre o proprietário, exigindo vigilância para garantir que não atrapalhe a visibilidade de elementos importantes, como placas de trânsito ou fachada de um comércio.

Além disso, é responsabilidade do proprietário:

  • Fazer a manutenção da placa, caso ela se desprenda e fique voando ou atrapalhando a passagem;
  • Realizar a retirada da faixa após o término do evento anunciado;
  • Se atentar a data estipulada para a remoção da faixa, respeitando o prazo de vencimento.

 

Opções de matérias e outros acessórios para as faixas

As faixas podem ser impressas em uma variedade de materiais, como lona brilhante, lona fosca, lona mesh e a popular faixa de tecido.

Por ser perfurada, faixas produzidas com a lona mesh permitem a passagem de até 50% de vento.

Algumas faixas podem ainda receber laminação fosca e apresentar acabamentos em madeira, ponteiras plásticas e cordão de nylon nas laterais.

Para ter melhor fixação, são aplicados ilhós (suportes metálicos utilizados para prender as faixas por meio de enforcadores) a cada 30 centímetros.

A escolha do material ideal está diretamente relacionada ao local onde a faixa será exibida. Para exposição ao ar livre, é fundamental optar por um material resistente à chuva e a outras condições climáticas adversas.

 

Medidas de uma faixa de propaganda

Aqui estão algumas medidas padrões de faixas, no entanto, você pode optar por tamanhos personalizados, adaptados conforme sua preferência e necessidade.

Dimensões mais comuns para faixas pequenas:

  • 30×40 cm, 30×90 cm, 40×60 cm e 50×70 cm.

Medidas para faixas de médias:

  • 60×80 cm, 70×100 cm, 70×120 cm e 80×120 cm.

Dimensões para faixas grandes:

  • 90×120 cm, 100×120 cm, 100×150 cm e 100×200 cm.

 

Os benefícios de usar as Faixas em seu negócio

Ao olhar ao redor, é evidente que a comunicação visual e gráfica está muito presente no nosso dia-a-dia, seja por meio de banners, panfletos, adesivos vinílicos, flyers, cartões de visitas e diversos outros materiais gráficos.

Todos esses elementos visuais têm como propósito promover algo ou apenas oferecer um efeito decorativo.

Independente da finalidade, a utilização de uma faixa promocional traz consigo diversos benefícios, proporcionando vantagens valiosas para o negócio.

Abaixo, listamos algumas delas:

  • Influência sobre os consumidores;
  • Atraem a atenção do público;
  • Melhora a comunicação;
  • Possibilidade de personalização;
  • Aumento nas vendas;
  • Vantagem competitiva;
  • Fidelização do cliente.

 

Onde fazer faixas de propagandas?

As faixas continuam causando impacto naqueles que as visualizam, por isso continuam sendo muito utilizadas na publicidade.

Com custos de produção relativamente baixos, esses materiais de divulgação têm a capacidade de transmitir informações em diversos locais e de forma contínua.

Para que a mensagem possa ser passada da melhor forma possível, a produção da faixa de divulgação deve ser realizada em uma gráfica especializada.

Ao tomar todos os cuidados citados acima, sua faixa certamente atingirá seu objetivo.

 

Se você está procurando uma gráfica que faz banner ou faixas na região da Lapa, zona oeste, entre em contato com a RedeCópia e faça seu orçamento com a gente!

Open chat
1
Fale conosco
Escanear o código
Olá
Podemos te ajudar?